Aprenda a usar seus produtos para cabelo
Xampu, condicionador, creme de massagem, mousse, leave-in... São tantas opções na prateleira que fica difícil saber qual é a combinação certa para deixar os cabelos bem tratados. Segundo o hair stylist Thiago Lourenço, acostumado a cuidar das madeixas das modelos nos bastidores de eventos como Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, o primeiro passo é escolher os produtos adequados. “Prefira o que for indicado para o seu tipo de cabelo. Quem usa tintura, por exemplo, deve optar por uma linha para fios quimicamente tratados”, explica ele. Pedimos ao profissional para ensinar os segredos que proporcionam fios saudáveis, brilhantes e sedosos.
Variedade – Independentemente da marca escolhida, Thiago recomenda alternar os produtos. “Compre duas marcas diferentes, de qualidade, e mude a cada 15 dias. Isso evita que o cabelo vicie em um produto e ele deixe de fazer efeito”, recomenda o profissional.
Proporção – Condicionadores, mousses, leave-in e reparadores de pontas devem ser aplicados na medida certa. Thiago tem um truque para não errar: seguir uma escala proporcional ao tamanho de moedas, que vai de cinco a 25 centavos. “Para cabelos bem curtos e finos, uma quantidade de produto equivalente a uma moeda de cinco centavos é suficiente. Conforme aumenta a quantidade de cabelo, aumenta o tamanho da moeda”, ensina ele.
Limpeza – Somente os cabelos muito oleosos precisam ser lavados sempre. Nos demais casos, o ideal é fazer isso dia sim, dia não, para que a oleosidade natural do cabelo ajude a manter os fios hidratados. “Cabelos cacheados ou muito crespos, por exemplo, podem ser lavados duas vezes por semana, a fim de evitar o ressecamento. Nos outros dias, a pessoa pode usar um borrifador para umedecer os fios e usar mousse para definir os cachos”, fala Thiago.
Xampu – Deve ser passado duas vezes durante o banho. Primeiro, use o produto para lavar o couro cabeludo, retirando em seguida. Depois, concentre a aplicação nos fios e espere três minutos antes de enxaguar, para dar mais brilho. “O xampu neutro é indicado para todas as ocasiões, pois deixa o cabelo com um ar mais natural”, afirma Thiago.
Condicionador – Serve para desembaraçar os fios e atenuar o aspecto eriçado que o cabelo muito limpo proporciona. “Use somente nas pontas e retire todo o produto durante o banho, para não queimar os fios”, diz Thiago.
Leave-in – Deve ser aplicado após o banho, com os fios ainda úmidos. Serve para proteger o cabelo da poluição e da ação do sol, por exemplo, e evita a quebra. “Quem usa leave-in pode sair de casa com o cabelo molhado sem problemas ou ficar na praia tranquilamente, já que o produto cria uma camada protetora”, garante Thiago.
Reparador de pontas – É a mesma coisa que o silicone e serve para todos os tipos de cabelo. Deve ser aplicado na quantidade proporcional a uma moeda de cinco centavos, do comprimento para as pontas, sem atingir a raiz. “Na hora de comprar, é preciso verificar no rótulo se o produto tem silicone mesmo ou é só óleo. A composição do produto precisa levar somente silicone ou ter a mesma proporção de óleo e silicone. Do contrário, queima os fios durante a exposição ao sol”, alerta Thiago.
Mousse - Existem dois tipos, a fixadora e a modeladora. A primeira serve para fazer penteados, enquanto a segunda ajuda a definir os fios. “Quem tem cabelo muito liso e fino, com corte desfiado, pode usar a mousse modeladora nas pontas para acentuar o efeito desfiado. Ela também é boa para definir os cachos e, nesse caso, deve ser aplicada nas pontas enquanto o cabelo é amassado”, ensina Thiago.
Hidratação simples - O ideal é que seja feita por um profissional, a cada 15 dias. “A hidratação repõe a queratina e evita o ressecamento”, afirma Thiago. Em casa, pode ser feita no mesmo período, usando ampola ou creme hidratante. Nesse caso, os produtos devem ser aplicados durante o banho, da raiz para as pontas, e retirados logo depois de uma massagem rápida.
Cauterização - É uma hidratação profunda, que pode ser feita em salão uma vez a cada dois meses. É indicada para quem não tem tempo de cuidar dos cabelos e serve para todos os tipos, especialmente os quimicamente tratados. “A técnica sela os fios e tira o arrepiado. Quem nunca fez deve começar com uma vez por mês, durante 90 dias, e depois passar para um intervalo de dois meses entre as sessões”, conta Thiago.
Xampu que dispensa água – Não substitui a lavagem convencional. Deve ser usado somente quando se deseja retirar um cheiro desagradável do cabelo sem entrar no banho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário